Quinta, 23 Maio 2019 20:34

Semudh realiza doações para instituições de caridade

Ação agraciou a Associação de Acolhimento Mãe das Graças e a Cooperativa dos Recicladores de Alagoas

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) realizou nesta quinta-feira (23), a doação de materiais de limpeza e higiene pessoal para a Associação de Acolhimento Mãe das Graças, localizada no bairro do Village Campestre, e de materiais de escritório para a Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (COOPREL), localizado no Antares, ambos em Maceió.

Na ocasião estiveram presentes o superintendente de Políticas para Pessoa com Deficiência e a auxiliar administrativa do setor de Almoxarifado, Sara Áfia. A equipe da Semudh também visitou a Associação Mãe das Graças em fevereiro deste ano, onde foi realizada a entrega de equipamentos como órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs).

Mãe das Graças

“As pessoas que administram aqui nos fazem sentir seguros” conta Carlos Augusto, de 72 anos, morador do abrigo há 1 ano e meio. Carlos se mudou para o abrigo após o falecimento da esposa e devido a complicações de saúde. “Aqui convivo bem com meus novos colegas, de forma agradável, descanso e me divirto”.

A Associação surgiu a partir da iniciativa de três mulheres. Cícera Lisboa, Dilma Santos e Cleonice Bezerra faziam parte de um grupo de oração quando decidiram adotar por missão de vida a proteção daqueles que mais precisam. Começaram com apenas dois quartos, e a cada pequena conquista ampliaram o espaço gradativamente. Hoje contam com uma estrutura que abriga 55 idosos, sendo quatro homens e 51 mulheres.

WhatsApp Image 2019 05 23 at 17.06.35 2

“Toda ajuda é bem-vinda”, ressalta Cleonice. “Em junho completaremos 10 anos de trabalhos em prol dos nossos idosos e agradecemos cada parceria que conseguimos conquistar de lá até aqui. Todos que chegaram, chegaram para somar”, completa.

Mãe das Graças foi fundada em 2003, mas só garantiu seu cadastro como pessoa jurídica em 2009. Seu único critério de acolhimento para novos integrantes é apenas que existam vagas disponíveis na instituição. Dentro da Associação trabalham 18 pessoas, desde a direção até equipe de serviços gerais. Contam também com apoio de psicólogos e assistente social. Ainda carecem de atendimento fisioterapêutico, que acontece geralmente por meio de estágio voluntário em convênio com instituições de ensino estaduais.

COOPREL

A Cooprel nasceu da união de antigos trabalhadores da Companhia Beneficiadora de Lixo (COBEL) que sofreram demissão em massa e decidiram dar um novo rumo às suas vidas. Em 2019 a Cooperativa completou 15 anos de fundação.

“Nós criamos a Cooprel como uma alternativa ao desemprego. Com todas as dúvidas e desafios conseguimos construir aos poucos o que temos hoje”, destaca Maria José, conhecida carinhosamente como “Mary”, uma das fundadoras da Cooperativa.

WhatsApp Image 2019 05 23 at 17.06.35 4

Mary relembra e agradece todas as parcerias que construíram ao longo dos anos. “Nosso foco é a reciclagem. Não compramos nada, atendemos os chamados e vamos atrás. Temos vários colaboradores aqui no Estado e até fora que continuam a nos ajudar. Se não fossem as parcerias, não teríamos nada”.

A instituição fica localizada na via expressa, no bairro do Antares, e aceita doações de qualquer material, além de também realizar buscas na casa dos doadores.